Ah! essa tal aventura do querer..."Fizemos muitas viagens fantásticas durante esse tempo, passando por apuros que ficaram para sempre em "nossa" memória. Dias inteiros de calmaria, noites de ardentia, dedos no leme e olhos no horizonte, descobri a alegria de transformar distâncias em tempo. Um tempo em que aprendi a entender as coisas do mar, a conversar com as grandes ondas e não discutir com mau tempo. A transformar o medo em respeito, o respeito em confiança. Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso antes de mais nada querer." > ("Cem Dias entre o Céu e o Mar")

ANPLEIT/BR

ALIMENTAÇÃO

Culinária Típica
Caiçaras e viajantes do Litoral Norte levavam sua própria comida nas longas viagens a pé ou de canoa, quando a região ainda não contava com os espetaculares restaurantes de hoje. Eram recebidos com café, banana e muito carinho. Todos se conheciam, de Bertioga a Paraty. Nas viagens de canoa, antes das estradas e do turismo, alguém era sempre o filho da dona fulana, o primo do seu sicrano. No mundo pequeno das viagens pelo Litoral Norte antigo, honravam-se os preceitos ancestrais da hospitalidade, transmitidos de geração em geração até desembocar no atendimento cordial da atualidade, profissionalização em hotéis, pousadas e campings. Como o caiçara preferia não dar muito trabalho, levava comida. Sem geladeira, usava o sal como principal conservante do peixe, item básico da alimentação, ao lado da banana e da farinha de mandioca ou milho. Sua cozinha misturava hábitos portugueses e indígenas, com pouca ou nenhuma influência inicial dos negros. Com o início da plantação de cana, vieram a pinga e os escravos, com suas receitas africanas.

Pratos Tradicionais Caiçaras
Pratos tradicionais podem ser apreciados nas casas de famílias antigas, e nos bons restaurantes caiçaras. Peixe com banana, camarões à paulistinha, caldeiradas e afogados fazem a alegria de todos.
Doces de banana, sorvetes sofisticados, não falta variedade na rica culinária do litoral, nem sabores exóticos dos restaurantes internacionais que pontilham as praias e centros.







VISITANTES ON LINE